terça-feira, 31 de março de 2020

O Que é Violão Fingerstyle

A violão fingerstyle é a técnica de tocar as cordas diretamente com as pontas dos dedos, unhas ou palitos de dedos, em oposição a ‘Flatpicking’ (escolhendo notas individuais com um único palheta chamado ‘flatpick’) ou dedilhando todas as cordas do instrumento em acordes. 

O termo é frequentemente usado como sinônimo de ‘Fingerpicking’.

Violão Clássico ‘Fingerstyle’

Uma enorme variedade de estilos musicais pode ser tocada no violão clássico. 

A principal característica da técnica clássica ‘Fingerstyle’ é que ela evoluiu para permitir a reprodução solo de harmonia e música polifônica da mesma maneira que o piano permite.

Os dedos polegar, indicador, médio e anelar são empregados para atacar as cordas. 

Os acordes são geralmente tocados, com os dedões sendo reservados para dar ênfase. 

O violão clássico destaca-se nesse desempenho e permite um alto grau de controle sobre a dinâmica musical, a textura, o volume e as características timbrais do violão. 

O repertório é bastante variado em termos de teclas, modos, ritmos e influências culturais. As afinações alteradas raramente são empregadas, com exceção do Dropped D.

tocando com estilo - Como Tocar Guitarra Fingerstyle Para Iniciantes

Jazz ‘Fingerstyle’

A guitarra desacompanhada no jazz é freqüentemente tocada no estilo de acordes e melodias, em que o músico executa uma série de acordes com a linha de melodia no topo. 

A verdadeira guitarra jazz com estilo fingerless, sem o uso de uma palheta, remonta ao uso ocasional de músicos como Eddie Lang (1902-1933) e Carl Kress (1907-1965), mas o estilo não se desenvolveu completamente antes da invenção da guitarra elétrica. 

George van Eps (1913-1998) foi reverenciado por sua guitarra solo polifônica. Ted Greene e Lenny Breau eram outros mestres.

Um mestre proeminente do toque de guitarra de jazz moderno foi Wes Montgomery (1925-1968). 

Ele era conhecido por utilizar a parte carnuda do polegar para fornecer a linha do baixo ao passo que dedilhava belas melodias.. 

Esse estilo, embora pouco ortodoxo, foi amplamente considerado como um método inovador para aprimorar o tom quente associado à guitarra jazz. 

De fato, a influência de Wes Montgomery se estende aos modernos métodos de improvisação do jazz polifônico.

Hoje, o violão de jazz ‘Fingerstyle’ possui diversos defensores, do jogador britânico Martin Taylor ao pianista Jeff Linsky, que improvisa livremente enquanto emprega uma técnica de guitarra clássica. 

Earl Klugh também gravou diversos projetos de jazz com dedilhado na guitarra solo. Charlie Byrd tocava dedilhado em estilo latino-americano no violão clássico.

Não há uma técnica única de jazz com estilo de dedos, mas os jogadores geralmente evitam a utilização de capotraste e afinações alteradas.

O Que é Fingerpicking

‘Fingerpicking’ (também chamado de paleta de polegar, baixo alternado ou paleta de padrões) é um termo utilizado para descrever um estilo de reprodução e um gênero de música. 

Ele se encaixa no cabeçalho “Fingerstyle” pelo fato de ser tocado pelos dedos, mas geralmente é utilizado para tocar um tipo específico de música folclórica, country-jazz e / ou blues.

Nesta técnica, o polegar mantém um ritmo constante, geralmente tocando padrões de “baixo alternado” nas três cordas inferiores, enquanto o indicador ou indicador e o dedo médio captam melodia e notas de preenchimento nas cordas altas.

O estilo apareceu no final de 1800 e início de 1900, quando os guitarristas de blues afro-americanos tentaram imitar a popular música de piano ragtime da época, com o polegar do guitarrista funcionando como a mão esquerda do pianista e os outros dedos funcionando como a mão direita . 

Os primeiros exemplos registrados foram de jogadores como Blind Blake, Big Bill Broonzy., Memphis Minnie e Mississippi John Hurt. 

Diversos músicos de blues, como Blind Willie Johnson e Tampa Red, acrescentaram técnicas de slide guitar. 

Logo, o fingerpicking foi adotado por artistas do país e ocidentais, como Sam McGee, Ike Everly (pai dos irmãos Everly), Merle Travis e “Thumbs” Carllile. Mais tarde, Chet Atkins desenvolveu ainda mais o estilo.

Este artigo O Que é Violão Fingerstyle apareceu primeiro em Tocando Com Estilo.


Nossos Blogs Estáticos

https://tocandocomestilo.blob.core.windows.net/tocandocomestilo/index.html
http://tocandocomestilo.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/index.html
http://tocandocomestilo.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com
https://storage.googleapis.com/tocandocomestilo/index.html
https://tocandocomestilo.gitlab.io/violao-online
http://violaoiniciante.site/
https://tocando-com-estilo.web.app/
https://tocando-com-estilo.firebaseapp.com/
https://bitbucket.org/tocandocomestilo/violao-online-tocando-com-estlo/src/master/
https://tocandocomestilo.netlify.com/
https://github.com/tocandocomestilo
https://github.com/tocandocomestilo/tocandocomestilo/tree/master
https://tocandocomestilo.github.io/tocandocomestilo/
https://gitlab.com/tocandocomestilo
https://gitlab.com/tocandocomestilo/violao-online/-/tree/master/

Nenhum comentário:

Postar um comentário